bandodaleitura
Carregando...

MINHA LEITURA EM VERSO E PROSA!

Aprendi gostar de ler ouvindo as histórias contadas por minha avó e minha mãe. E toda minha infância e adolescência foi assim, perme...



Aprendi gostar de ler ouvindo as histórias contadas por minha avó e minha mãe. E toda minha infância e adolescência foi assim, permeada de muitas histórias, poucos livros e uma enorme curiosidade em tudo o que poderia haver além da minha janela.
Fiz meus estudos iniciais na Escola Isolada do Parque Estadual de Vila Velha, lugar bonito, região situada próxima a Ponta Grossa, onde podia se ver o “choque entre o azul e o cacho de acácia”.
Dei continuidade aos estudos na Casa da Criança Sant’Ana, e no Colégio Sagrada Família, cursei o magistério.
Descobri-me professora, quando precisei dar uma aula sobre a Grécia, fui elogiada pela professora e uma nova leitura de mundo surgia em minha vida.
Sou professora, Pedagoga com habilitação em Educação Infantil pela UEPG , especialista em Metodologia do Ensino da Arte pelo IBPEX e Literatura pelo ESAP, 26 anos de magistério e dezenove dedicado a prática e a pesquisa das questões literárias.
Numa linha do tempo poderia dizer que em 1980 iniciei minha carreira de magistério dando aulas na mesma escola em que fiz as séries iniciais.
Em 1986, fui fazer teatro, onde conheci textos de teatro, autores, atores e o Américo, com quem contraceno na arte da vida.
Mas foi em 1988, com a chegada do meu primeiro filho, Luam, que revisitei minha vocação recebendo uma porção de livros de literatura infantil para catalogar e nunca mais parei de ler, reler, as histórias e as ilustrações, conhecer autores e também de ter filhos.
.Em 1990, veio a Amelu e 1995, o Iam.
E para os três contei e li todas as histórias que quiseram ouvir.
Em 1988, passei a dedicar-me à função de Dinamizadora de Salas de Leitura da Escola Municipal Dr. Raul Pinheiro Machado,.Projeto reconhecido pelo CENPEC, publicado no livro Raízes e Asas.
Em 1996, coordenei a sessão de Literatura Infantil e Salas de Leitura na Secretaria Municipal de Educação.
Em 1997, passei a desenvolver projetos de incentivo a leitura, como Morada da Leitura, na Biblioteca Pública, Brinquedoteca Ler e Brincar também é Cultura, no interior de um ônibus e NIFAL, na Usina de Conhecimento.
Em 2002, integrei o programa PROLER, comitê instalado pela secretaria Municipal de Educação onde desenvolvi diversas ações como: Chá com Poesia, Leitura na Praça, Hora do Conto, Mala de Leitura, Formação do Professor-Leitor.
No decorrer desta história, pesquisando, registrando minha prática, já participei de publicações como:
Práticas Pedagógicas 1993- UEPG.
Compartilhando Experiências Pedagógicas-SME 1995.
Revista Nova Escola – dez 1995.
Cadernos Pedagógicos- SME 1996.
14º COLE – Mala de leitura e Chá com Poesia. 2003.
Participei como Contadora de Histórias das três Feiras do Livro da cidade de Ponta Grossa, em 2002,2003 e 2004.
E continuo minha história quando ela já se entrelaça com as histórias dos meus filhos e de tantas pessoas que vou encontrando pelo meu caminho.
Com as crianças da escola Frei Elias, meu alunos, onde vivemos diariamente ricos e lindos momentos de fantasia e aprendizagem.
Com o Bando da Leitura, toda quarta feira a tarde em minha casa.
E tantas alunos, colegas, amigos que vou encontrando nas oficinas chamada de Literatura em Verso e Prosa, que ministro em várias cidades da Região dos Campos Gerais.

Postar um comentário Comentários Blogger Comentários Disqus

  1. oi Lu!

    Espero logo logo retornar ao bando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me encantei com sua história, me identifiquei muito, temos em comum o gosto pela leitura, a profissão e a missão em plantar a semente da leitura nos olhinhos que encontramos...acho que faço isso inconscientemente...só sei que gosto e me sinto bem!
    Também cresci em Vila Velha, mas de outro Estado: Espírito Santo.

    Certamente se fosse aí pros teus lados, já teria caído pro teu bando!
    Parabéns!
    Fico feliz em saber que existem pessoas plantando sonhos e promovendo viagens literárias por esse Brasil!
    É por isso que não tomo posse do ditado "brasileiro não lê"...

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Parceiros

Arquivo de publicações

Curta nossa página

Leia também

Últimos comentários