bandodaleitura
Carregando...

OS CONTOS DE FADA

"Os irmãos Grimm e seus companheiros reuniam-se em sessões de histórias quando relatavam os contos ouvidos na infância e retidos na mem...

"Os irmãos Grimm e seus companheiros reuniam-se em sessões de histórias quando relatavam os contos ouvidos na infância e retidos na memória. nesses momentos, muitas vezes estavam presente outros narradores que transmitiam aos ouvintes sua bagagem de conhecimento do acervo folclórico." (Vera Teixeira de Aguiar)
"Os contos de fada dizem que uma floresta é dourada para nos lembrarem do primeiro momento que vimos o verde das florestas e o quanto isso apenas por isso já é grandioso. Ensinam-nos não apenas que há monstros estranhos em castelos altos, mas que os monstros, quaisquer que sejam, podem ser vencidos. Tais contos me dizem que por eu, nem ninguém, saber exatamente o porquê de uma abóbora continuar a ser sempre uma abóbora, não há nada que prove que essa abóbora não tenha, uma noite nos tempos idos, virado mesmo uma carruagem." (Adrian Lincoln, mestrando em linguagem)
A ideia de ler os contos de fada na íntegra surgiu de um menino após um comentário sobre a versão dos irmãos Grimm do conto Cinderela.
As crianças ouviram esta versão, assistiram trechos do filme da Disney e leram em grupos outras muitas versões. Fizeram diversas apresentações de diversas formas. Maquetes,caracterização dos personagens, leitura, dramatização,cartazes, releitura e comparação.
Foram lidas também, Rapunzel, Branca de Neve e João e Maria.
Interessante observar a aumento de empréstimos de livros de contos de fada.
Ao dramatizar a história os grupos deram mais ênfase para a cena onde a Cinderela é obrigada a refazer os trabalhos domésticos do que a cena do baile. Também nos comentários demonstraram entender bem que quando criancinhas gostavam de ser princesas e que agora com dez ou doze anos não querem mais ser e que isso é coisa de criança....Contrariando a polêmica que estas histórias deixam as meninas submissas a espera do príncipe que irá mudar sua vida, as meninas do bando da leitura entendem bem a diferença entre ser princesa e ser uma "garota normal"conforme comentários.
"o

Postar um comentário Comentários Blogger Comentários Disqus

emo-but-icon

Página inicial item

Parceiros

Arquivo de publicações

Curta nossa página

Leia também

Últimos comentários