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O BANDO DA LEITURA NO PORTAL COMUNITÁRIO

E numa tarde de quarta feira recebemos uma equipe de acadêmicos de jornalismo que foram logo conquistando as crianças e todos nós. Acompanh...

E numa tarde de quarta feira recebemos uma equipe de acadêmicos de jornalismo que foram logo conquistando as crianças e todos nós. Acompanharam as atividades durante várias quartas, conversaram com as crianças, leram com elas. Além da amizade e parceria foi realizado um trabalho acadêmico de muita seriedade e prestação de serviço para a comunidade.
O bando da leitura ganhou uma reportagem que resume nossos principais feitos.

"O incentivo à leitura e as iniciativas individuais

No Brasil, o índice de leitura ainda é baixo. Segundo pesquisa da Câmara Brasileira do Livro de 2007, o brasileiro lê, em média, 1,8 livro por ano. As razões estão desde desinteresse até falta de acesso às obras literárias. Os benefícios da leitura são inúmeros: maior consciência crítica, acúmulo de conhecimento, melhor desempenho escolar, aumento de vocabulário, facilidade em socializar e criatividade nas produções. Entretanto, é perceptível que apontar a necessidade não é o suficiente. “Precisamos de uma política de cultura e de leitura”, afirma a doutora em Educação Esméria Savelli. Existem ações, individuais, sociais e públicas, que podem despertar o interesse pela leitura. O manuseio diário de livros, a oportunidade de escolher dentre um acervo variado, a possibilidade de ter livros próprios, o incentivo e a participação dos pais. Na escola, os professores deveriam prestar atenção os assuntos que cada criança gosta mais, além de programar leituras obrigatórias de obras. A realidade é um pouco diferente. Os espaços de leitura das escolas estão fechados para os pais, que poderiam ser estimuladores das crianças, além de adquirirem maior conhecimento, já que a leitura não é exclusiva à infância. Em alguns casos, os acervos possuem mais livros didáticos do que obras literárias, limitando as opções ao que já se aprende na escola. O projeto Bando da Leitura, criado por Lucélia Clarindo em 2007, é uma ação que, sem ter isso como objetivo, acaba contribuindo para a cena municipal da cultura. Embora seja uma ação geograficamente limitada, é um exemplo de incentivo à leitura que vai além das salas de aula, perpassando por experiências de leitura e produção textual únicas para as crianças e, além disso, formando laços de amizade. Leia a reportagem
http://www.portalcomunitario.jor.br/news.php?item.1707.54

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